O Eucalipto

O EUCALIPTO

O Eucalipto é uma árvore de ciclo curto, cultivado em reflorestamento. A preservação de madeiras ajuda a diminuir a devastação das florestas nativas.

Sendo uma árvore exótica, não pertence à flora natural do Brasil, é originário da Austrália, tendo sido identificados mais de 672 espécies do gênero eucaliptus. Sendo dezenas delas de grande importância econômica, foram trazidas para o Brasil no século passado, tem muito a ver com o progresso e o desenvolvimento do pais.

Seja para a fabricação de móveis, portas, armações, postes, dormentes, aplicação rural, construção civil ou como matéria-prima para produção de papel e celulose, chapas e aglomerados, alcatrão, fenóis, tintas, resinas e pigmentos, o eucalipto está presente.

Navarro de Andrade, pioneiro na introdução desta espécie no Brasil, quando iniciou o plantio do eucalipto em escala econômica, queria resolver o fornecimento à Ferrovia Paulista de Estradas Ferros de combustível para as suas locomotivas e, de madeira para postes e dormentes.

O Eucalipto protege o solo da erosão, substitui matas nativas em seus usos econômicos, na produção de madeira e carvão, e, ainda, dá sombra e abrigos a aves e mamíferos integrados a florestas naturais, além de proteger e conservar a flora e a fauna brasileira.

Todas espécies economicamente aproveitadas apresentam características diferentes e aplicações também diferentes. Algumas características apresentadas pelo eucalipto nada ficam devendo as madeiras nativas (madeira de lei), com excelentes propriedades mecânicas; além destas qualidades, apresenta retidão no fuste, cor clara, não fendilham e permitem acabamento.

O Eucalipto é muito utilizado para: postes, dormentes, estruturas diversas, mourões, esteios, palanques, mobiliário geral, utensílios diversos, assoalhos, caixotaria, na construção civil, na construção pesada marítima, construções leves externas e internas, construção rural, brinquedos, lazer, paisagismo, etc..

Não se discute a importância desse gênero que definitivamente está consagrado como fornecedor de matéria-prima para diversos fins industriais. O eucalipto se apresenta como alternativa real para atender diversas demandas da sociedade quanto ao consumo de produtos florestais.

Comments are closed