Ferrovia

FERROVIA | METROVIA

Dormentes de Eucalipto Tratado

Dormentes de eucalipto tratado extraído de reflorestamento, é uma alternativa tecnológica para viabilizar cada vez mais o uso racional da madeira.

A Icotema é uma empresa comprometida com esse propósito, desde 1967 vem produzindo dormentes de eucalipto tratado, com a mais avançada tecnologia em preservação de madeira, pelo processo vácuo/pressão em autoclave, utilizando produtos preservantes normalizados, conforme ABNT, para garantir qualidade e durabilidade aos materiais.

Técnicas do dormente de eucalipto tratado

Dormentes de eucalipto tratado, são utilizados em ferrovias, apresentam, inúmeras vantagens técnicas, comparada ao dormente de concreto, com significante economia na construção de redes.

Têm uma vida útil média que pode superar os 15 anos, esse limite pode ser facilmente ampliado com trabalho de manutenção periódica. Além do mais é de fácil transporte, manuseio, necessitando de poucos componentes nas suas instalações, apresenta grande resistência ao impacto, baixo consumo de energia na sua fabricação, são obtidos de recursos naturais renováveis, ou seja, eucalipto reflorestado.

Controle de Qualidade dos Dormentes

Os dormentes são produzidos de acordo com as especificações, padrões e normas existentes, cujo processo de fabricação segue Sistema de Qualidade implantado, conforme Norma NBR ISO 9001/2000.

Os testes e ensaios no eucalipto tratado, produtos preservantes, penetração e quantidade de preservativo nos dormentes tratados passam por um controle de qualidade permanente, através da parceria e convênio com a ABPM IIPT - Instituto de Pesquisas T ecnológicas do Estado de São Paulo.

Todos os dormentes são identificados permitindo a qualquer tempo rastreamento para comprovação de sua durabilidade.

Reflorestamento próprio

Os dormentes produzidos pela Icotema são de madeira de eucalipto oriundo de reflorestamento próprio, madeira plantada para atender sua necessidade de matéria-prima, e ao mesmo tempo preserva o meio ambiente, através de avançada técnica de plantio, possui áreas de reflorestamento, com 5 milhões de árvores, cuja exploração é autorizada pelo IBAMA, obedecendo critérios técnico florestal, através de manejo sustentado e corte seletivo.

Reciclagem dos dormentes e meio ambiente

Considerando as exigências ambientais impostas pela legislação, a ICOTEMA assume o compromisso de receber de volta os dormentes de nossa fabricação, quando inutilizadas ou com a sua vida útil terminada.

Os dormentes são recebidos na fábrica, feito triagem, dando destinação ao material, podendo ser reutilizados para uso rural, como mourões, etc..

O material descartado, é destinado a queima em fornos controlados ou aterros ecológicos com certificado.

Armazenamento e entrega dos dormentes

Os dormentes poderão ficar armazenados na fábrica da Icotema em Itu/SP, próximo à Rodovia Castelo Branco e, carregados em gôndolas, depositados junto ao pátio da FERROBAN, cujas entregas serão realizadas conforme a necessidade e solicitação da Empresa.

Aplicações

Comments are closed